domingo, 21 de dezembro de 2008

FOTO/POESIA...

É chegada a estação das chuvas. Todo ano presto um louvor
ao Fruto Pequí(Meu predileto) e aos pequizeiros do Cariri.


O PEQUÍ

Certa vez, ninguém disse assim...
Certa vez de ninguém se ouviu o dizer...
“O Pequi, não mata a fome”,
A fome, “é que se mata diante dele”.
Palavras da salvação!

Bendito és o fruto que és,
Aonde a pé se vai aos pés,
Quando ainda a flor bela nas alturas,
Em romarias as abelhas vão...
Quando se quer dar,
Quedas ao chão,
E aí, vão os homens em procissão!

De dezembro a fevereiro,
Quando reboam os trovões
E o céu desce a terra espargindo o aguaceiro,
Dá gosto ver na floresta,
Teresa e outros nomes brejeiros
Que ora me fogem a lembrança,
Na maior lambuzança, de colheita em festa!

Não é do rico, nem do pobre,
O que é para o rico, é para o pobre!
Oh! Fruto da concórdia que vergas os teus galhos
Indiferente ao credo de quem te aprecia!
Na Baixa-rasa eneblinada, oração e aboio...
Ides pois, oh, verdinho, aromatizai a mesa dos justos,
Abundantes sejam pequis que rôo!








Fotos e Poesia: Pachelly Jamacaru

"Direitos Reservados"

7 comentários:

Pimenta disse...

Caraca! Eu nunca comí um pequi, que pena!Sendo assim ,não consigo partilhar o gostinho das fotos,apenas a imagem, sem memória ou complemento. mesmo assim, gostei do seu olhar,e, se eu conhecesse o gosto, acho que seria capaz de senti-lo de novo.
Vc conhece o Ingá?Ando com uma vontade louca,mas aqui na china não tem.Se tiver uma fotinho de Ingazeiro, publique, pois vou estar sempre dando uma passadinha por aqui.Obrigada,gostei muito

Pachelly Jamacaru disse...

Conheço o Ingá apenas pela música do cantor cearense EDNARDO, quando ele fala: "Nasci pela Ingazeiras, criado no ôco do mundo", de forma igualmente fico curioso saber o gostinho, o cheiro...
Amigo, obrigado pela visita e pelas palavras, fico devenddo uma bela foto de um Ingazeiro, ok?
Abração

Anônimo disse...

i agree your idea ! very nice blog

Anônimo disse...

I will pass on your article introduced to my other friends, because really good!

Pachelly Jamacaru disse...

thanks for enjoying, hope your friend like it too!

Magna Santos disse...

E agora, depois disso tudo, o que eu faço se não tenho nenhum pequi pra roer? Ô vida enganosa que nem sempre traz os gostos da gente.
Conheci uma senhorinha (não está mais conosco) que dizia pequi se tratar de "bolinhas de ouro". Sabe que ela tinha mesmo razão?
Abraço.
Magna

Pachelly Jamacaru disse...

Magna, é o alimento que me inspira, eh eh! Você está convidada a uma pequizada, valendo?
Abraços