domingo, 25 de julho de 2010

Em a memória do Velho Jefferson...

HOMENAGEM AO SR. JEFFERSON.
Quando menino, meu pai me levava para o Sítio Fundão. É uma reserva natural, hoje sob a responsabilidade do Governo Estadual. Existe a idéia de transformar esta reserva, num parque ecológico, com visitação. Enquanto isso não acontece, infelizmente a morada e a memória estão ao léo, com sério risco desaparecerem seus últimos vestígios. Fica à aproximadamente a 01 Km da cidade de Crato-Ceará.

Essa área, foi preservada, amada, cuidada pelo Sr. Jefferson, um ancião de muita sabedoria, que contemplava e compreendia que deixar a natureza em paz, era colher os frutos desta atitude, simples, mas de muito conteúdo existencial.

Ah, como me lembro daquele sorriso, daquela barba longa e branca, vestido de branco, sentado em sua cadeira de balanço, antenado com acontecimentos do mundo, mas sem se ausentar do seu recanto.

Sr. Jefferson,
- Bom dia meu filho, como vai seu pai! Pegue umas bananinhas, vá tomar um banho lá no poço fundo... Trouxe algum jornalzin da cidade?

Eu em verdade, banhava-me, era no profundo do coração daquele homem bom!

Entrada do Sítio: Julho 2010


Melhor, é não saberem como está este lar, agora! Estas imagens foram feitas, parte delas, em 2008! É melhor não ver, asseguro. É algo de muito triste!



Assim fazia, igualzinho a estes guris, tomava um gostoso banho, na maior paz!



Uma das raridades do sítio, que é rico em biodiversidade.

6 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente o nosso cariri não tem despertado para os valores naturais, se ocupa em fazer uma capital no interior. Ainda bem que a fotografia serve para resgatar a memória e lembrar dos heróis de fato e não de palanques.
Halano

Pachelly Jamacaru disse...

Verdades em suas palavras Halano!

Um grande abraço, meu caro!

Magna Santos disse...

Eu, que nem conheci Sr. Jefferson, me emocionei com suas palavras e fotografias. Ainda bem que as crianças têm memórias, ainda bem que certas sementes não morrem, mesmo que queiram matá-las.
Obrigada, Pachelly, por este compartilhamento.
E que Deus abençoe o velho Jefferson.
Abraço.
Magna

Pachelly Jamacaru disse...

E a gente pensa que não, mas as crianças, são como os bons solos ferteis, onde se jogar as boas sementes!

Se o conhecesse, de certo não esqueria jamais, o velho, o lugar, e a filosofia de vida!

Abração

Beta Martins disse...

Fotografias de um lugar de tantas singelezas , para recordarmos sempre como deve ser a vida e o coração
Abração
Beta
Ps Recebi de uma amiga um e mail c fotos maravilhosas ,se vc gostaria de dar uma olhada me passa teu e -mail ou me manda uma msn no bebetamonteiro@hotmail.com
beta

Pachelly Jamacaru disse...

Obrigado sempre pelo seu carinho e visita ao rabisco com luz!

O email é este: pjamaca@bol.com.br

um grande abraço! Aguardo as fotos.