quinta-feira, 25 de junho de 2009

José do Vale Feitosa, escreveu...


Não parece banal dizer que a fotografia é o olhar do fotógrafo? Pois é mesmo. Não apenas pela banalidade, é que a fotografia certamente é o fotógrafo e um fotógrafo não é apenas um olhar. Um fotógrafo nem sequer é apenas ele, são tantos como já dizia Vinícius de Moraes no seu Samba da Bênção na rima com Moacir Santos. Pachelly Jamacaru parece ter uma avenida principal e esta é a doçura. Uma doçura de mãe, protetora, compreensiva, amorosa no limite das falhas do mundo. Fotografa as flores da floresta do Araripe ou dos jardins da cidade com a mesma compreensão com que capta aquela criança gorda, com as faces suja, sentada no terreiro da pobre casa de taipa. Mas é pouco quando se diz doçura, pois doçura alienada do seu objeto não é doçura alguma, é amargor de desfiliação. É que Pachelly é filiado ao Cariri, à sua Chapada do Araripe, nome que não diz apenas espaço, mas o largo da história do povo que por aí habita. Neste ponto a doçura se reveste na dramaticidade do pouco que o progresso não vingou, na violência tão simbolicamente captada naquela dança dos Irmãos Anicete com um deles empunhando um punhal na mistura de braços às costas do outro. E se do espaço Pachelly é parte, é preciso quando fotografa a verdadeira face do espaço. Se, vai a Barbalha, tantas imagens de Santo Antonio, de arruamentos, capelas e matriz, mas ele vem e nos surpreende com uma foto panorâmica de Barbalha ao fundo com o canavial ao redor. Pronto minha mente se acende: é Barbalha, a iniludível Barbalha. Quem fotografa deste modo é um fotógrafo como dizem dele desde o século XIX. Não um olhar apenas.

José do Vale Pinheiro Feitosa

2 comentários:

Magna Santos disse...

Este texto do José do Vale gerou várias imagens, enquanto lia...as que conhecemos por tuas lentes, fotos que aqui foram publicadas e nos emocionaram.
Muito bem escrito, assim como muito bem ilustrado.
Abraço.
Magna

Pachelly Jamacaru disse...

Muito rico,não?
Magna, todos, como falei para o Zé, que dão seus pontos de vistas, seus depoimentos, emprestam suas poesias, fazem seus comentários, contribuem e muito com a compreensão do meu fotografar! E, me ensinam, mais e mais!
Só agradeço!
Abração, boa noite!